Entre os dias 5 e 7 de novembro, Marabá recebe o projeto “Giro Cultural 2010”, ação que promoverá apresentações de teatro, dança, audiovisual e música eletrônica. O projeto é baseado em conceitos de inclusão, diversidade e fortalecimento da cultura produzida no Estado, promovendo o amplo acesso à produção artística contemporânea paraense. A Rede Brasil Amazônia (RBA) de Comunicação, em parceria com o Instituto de Artes do Pará (IAP) são os realizadores do projeto, que é patrocinado pela Vale.
A grande concentração populacional, assim como o aumento das tensões sociais decorrente do processo de desenvolvimento urbano, justifica a escolha de Marabá para receber o Giro Cultural e atuar nesses dias como centro irradiador do projeto para as comunidades próximas.
As apresentações vão tomar conta da Praça São Félix de Valois, na Marabá Pioneira, onde será instalada uma grande área coberta, na forma de tenda, com aproximadamente 800m² para abrigar uma estrutura de palco para apresentações teatrais, de dança e mostra de vídeo, além de espaço para 500 cadeiras, atividades educativas, jogos cênicos e dinâmicas interativas com o público.
O Giro Cultural é um circuito itinerante que percorrerá várias cidades do Estado, contando com a divulgação da TV RBA, Jornal DIÁRIO DO PARÁ, rádios Clube e FM 91, e um site especial criado dentro do Portal do Grupo RBA.PROGRAMAÇÃO
A programação é extensa, com atividades teatrais, workshop de teatro de bonecos, arrastão de boi pela orla até a Praça São Félix, mostra de vídeos, exposições na biblioteca municipal e exposição fotográfica na praça. Mas não é só isso. Haverá brincadeiras e jogos circenses envolvendo o público, teatro volante, laboratório de animação, apresentações teatrais e de grupos de dança de Marabá, Rondon do Pará e São João do Araguaia, assim como apresentações musicais de rock, guitarrada e música regional, vendas de comidas regionais e feira de artesanato com trabalhos da Associação Mãos e Artes de Marabá e dos índios Xicrins. Também faz parte da programação a apresentação de bandas e cantores regionais, além do hip hop que trará DJs e música eletrônica com participantes do bairro Liberdade. (Diário do Pará)
Nenhum comentário:
Postar um comentário