Translate

segunda-feira, 18 de outubro de 2010

CÍRIO DE MARABÁ REÚNI 120 MIL FIÉIS

http://diariodopara.diarioonline.com.br
Aproximadamente 120 mil fiéis participaram da 30ª edição do Círio de Nazaré, ontem (17), em Marabá. Foram sete quilômetros de fé e devoção, debaixo de calor intenso, aplacado por uma leve brisa que envolveu a procissão por todo o percurso, nas primeiras horas da manhã.

A caminhada iniciou na Catedral de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, na Marabá Pioneira, às 7h, indo até o Santuário de Nossa Senhora de Nazaré, na Nova Marabá, onde chegou no horário previsto pela organização: ao meio-dia.

Durante o percurso, os promesseiros se agarraram à corda de 460 metros, ficando no centro de uma multidão que se espremia para homenagear a padroeira dos paraenses. Maria de Lourdes Sousa Santos, moradora do bairro Amapá, não seguiu o Círio na corda, mas se diz privilegiada por poder assistir tanto ao Círio de Marabá quanto ao de Belém. “Fui a Belém e acompanhei a procissão fluvial e o Círio lá. Hoje estou aqui na minha cidade para ver mais esta homenagem à Nossa Senhora”, falava emocionada.

Um ponto que chamou muita atenção e que já se tornou parte da programação na romaria é a parada no “Bambuzal”, perímetro entre a Velha Marabá e o trevo que liga os três núcleos da cidade, onde todos se ajoelham e fazem um momento especial de homenagem à santa.

Enquanto os romeiros se focavam na devoção à Virgem Maria, mais de 100 militares do Exército e 150 policiais militares tentavam manter a ordem e garantir a segurança dos romeiros, auxiliados por três ambulâncias particulares, duas do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e uma do Corpo de Bombeiros. A procissão também contou com um helicóptero particular, que acompanhou todo o percurso.

No céu também surgiu um espetáculo à parte para homenagear Nossa Senhora, com uma apresentação de paraquedismo do grupo Mab Jump, que encantou os romeiros.

Ao final da procissão, quando toda a multidão, exausta, mas feliz, se reuniu na Praça do Santuário de Nossa Senhora de Nazaré, aconteceu a tradicional missa campal, com uma belíssima apresentação da cantora Joanna.

A cantora já havia se apresentado duas vezes neste Círio: durante a caminhada, no palco montado pela prefeitura, e no sábado à noite, logo após a Procissão Fluvial, que acontece no Rio Tocantins um dia antes do Círio.

No ponto de encontro com a imagem, o trevo que interliga os três principais núcleos urbanos de Marabá, a aglomeração era grande porque o local reúne gente que vai andando da Cidade Nova e também da Nova Marabá. Todos se juntam à espera da imagem de Nossa Senhora, para seguirem juntos até o Santuário, onde a procissão termina.

Por ficar no alto, o trevo é um local privilegiado, pois os fiéis conseguem ver quando Nossa Senhora se aproxima pelo Aterro do Bambuzal. Por isso é também o preferido dos vendedores ambulantes, que vendem de água a camisetas, fitas e outras lembranças da festa. “Sempre dá para faturar alguma coisa, as vendas são boas aqui em Marabá”, afirmava Damião Pereira de Souza. (Diário do Pará)

Nenhum comentário:

Postar um comentário