Translate

segunda-feira, 22 de novembro de 2010

III MOSTRA DE ARTE


 http://www.maraba.pa.gov.br/semed-realiza-noite-do-educador-e-iii-mostra-de-arte
A Prefeitura de Marabá, através da Secretaria de Educação (Semed), promove nesta quinta-feira (18) a Noite do Educador, quando será apresentada a III Mostra de Arte feita pelos alunos de 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental. A mostra é coordenada pelo Departamento de Arte da Semed.
O evento acontece dentro da programação dos festejos em homenagem a São Félix de Valois. O tema da III Mostra é “Uma Viagem ao Mundo das Artes Visuais”.
A abertura do evento acontece às 15 horas na praça da Igreja de São Félix de Valois, na Marabá Pioneira, com apresentações de teatro e dança pelos alunos do projeto. Após a celebração da missa, será feita a apresentação do Projeto “Dançando e Educando”, assim como recital de poesias por professores.
Paralelo a isso, acontece a venda de comidas típicas, leilão, pescaria e apresentação da cantora Nilva Burjack.

EXPOEJA 2010

http://jovenseadultosmaraba.blogspot.com/
EXPOEJA – Exposição da Educação de Jovens e Adultos

Em clima de grande descontração, estilo artístico e literário realizamos no dia 12/11/2009 a EXPOEJA que trouxe como temática: “Vivendo e aprendendo fatos e histórias”, evento que contou com a participação de alunos, professores, coordenadores pedagógicos e diretores das Escolas. Todos os professores foram muito criativos na preparação das atividades, houve exposição de painéis educativos, apresentações culturais (dança,criação de poemas, teatro, recital...) com temas gerados a partir das vivências dosa alunos jovens, adultos e idosos.
Dividimos a Exposição em duas etapas: a primeira concentrou na parte externa do Cine Marrocos, onde houve a socialização das atividades desenvolvidas nas escolas no ano letivo de 2009, houve temas voltados para a Saúde e qualidade de vida, Lendas do nosso Folclore, Reaproveitamento de materiais - Arte do lixo, Plantas que curam, Educar pra não Escravizar, DST: Prevenir é viver... Na parte interna do anfiteatro desenvolveu-se as apresentações culturais. Dentre elas podemos citar:
· Peça teatral: O Corcunda de Notre-Dame (EscolaTancredo Neves)
· Rap da Escola Josineide Tavares
· Dança: Salve a Amazônia! (Escola Jonathas Pontes Athias)
· Produções dos alunos do CRAMA

Trabalhos dos alunos ganham destaque na Exposição.

DIA DA CONSCIÊNCIA NEGRA

http://pt.wikipedia.org/wiki/Dia_da_Consci%C3%AAncia_Negra 
O Dia da Consciência Negra é celebrado em 20 de novembro no Brasil e é dedicado à reflexão sobre a inserção do negro na sociedade brasileira. A semana dentro da qual está esse dia recebe o nome de Semana da Consciência Negra.
A data foi escolhida por coincidir com o dia da morte de Zumbi dos Palmares, em 1695. O Dia da Consciência Negra procura ser uma data para se lembrar a resistência do negro à escravidão de forma geral, desde o primeiro transporte forçado de africanos para o solo brasileiro (1594).
Algumas entidades como o Movimento Negro (o maior do gênero no país) organizam palestras e eventos educativos, visando principalmente crianças negras. Procura-se evitar o desenvolvimento do auto-preconceito, ou seja, da inferiorização perante a sociedade.
Outros temas debatidos pela comunidade negra e que ganham evidência neste dia são: inserção do negro no mercado de trabalho, cotas universitárias, se há discriminação por parte da polícia, identificação de etnias, moda e beleza negra, etc.
O dia é celebrado desde a década de 1960, embora só tenha ampliado seus eventos nos últimos anos; até então, o movimento negro precisava se contentar com o dia 13 de maio, Abolição da Escravatura – comemoração que tem sido rejeitada por enfatizar muitas vezes a "generosidade" da Princesa Isabel.


DIA DA BANDEIRA



Bandeira do Brasil
 http://www.brasilescola.com/brasil/bandeiradobrasil.htm

A atual Bandeira Nacional foi adotada pelo decreto n.° 4, de 19 de novembro de 1889, quatro dias após a Proclamação da República (15 de novembro de 1889). Sua elaboração foi realizada por Raimundo Teixeira Mendes (positivista), Miguel Lemos (diretor do Apostolado Positivista do Brasil), Manuel Pereira Reis (astrônomo) e Décio Vilares (pintor).
A bandeira do Brasil é formada por um retângulo verde, onde está inserido um losango amarelo, cujo centro possui um circulo azul com estrelas brancas (atualmente 27) e com uma faixa branca, que contém a frase: “Ordem e Progresso”. Cada elemento da bandeira possui um significado:
Verde: simboliza a pujança das matas brasileiras;