Durante reunião ocorrida na manhã desta quarta-feira, 24 de abril, com os diretores e coordenadores pedagógicos das escolas municipais, o secretário municipal de Educação, Ney Calandrini, discutiu as melhorias e necessidades das escolas no início do ano letivo 2010.
Além disso, o secretário apresentou os coordenadores da empresa Brasil On Line, que mantém uma parceria com a Prefeitura de Marabá para implantar laboratórios de informática e softwares educativos em todas as 85 escolas da zona urbana.
A professora Hila Zoé, coordenadora do Departamento de Tecnologia Educativa da Secretaria Municipal de Educação (Semed) explica que a Brasil On Line vai implantar, paulatinamente, laboratórios de informática em todas as escolas municipais da zona urbana até 2012.
Além disso, se comprometeu a instalar o software Cultivar Educação em todos os laboratórios e treinar professores da rede para desenvolver projetos de educação digital com os estudantes da Educação Infantil ao 9º ano do Ensino Fundamental.
Segundo Hila, o programa Cultivar Educação trabalha com o lúdico, raciocínio lógico e interatividade que ajudam na produção do conhecimento. Eles serão inicialmente instalados em 16 laboratórios já existentes e 60 professores-facilitadores de três pólos da zona urbana receberão capacitação para trabalhar com o programa. Serão 40 horas de treinamento, no período de 19 a 23 de abril próximo.
Alexandre Solero e Maria Cecília Vasconcelos, diretor de Inovações Tecnológicas e representante do Núcleo Pedagógico da Brasil On Line, respectivamente, apresentaram o projeto Cultivar Educação para os diretores e coordenadores pedagógicos.
Eles explicaram que o programa foi elaborado por professores da Universidade Federal de Goiás, e trabalha com diversas disciplinas de forma interativa, como Língua Portuguesa, Matemática, Ciências, Geografia, História, entre outras. Alexandre observou que o objetivo é oferecer as tecnologias educacionais como metodologia integrante e complementar ao processo de ensino e aprendizagem. “Cada software busca auxiliar o professor na construção, produção, capacitação e apoio suplementar à formação”, observou Alexandre.
O software vai ajudar as escolas a alcançarem as metas estabelecidas para o IDEB (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica).
Nenhum comentário:
Postar um comentário