Translate

quinta-feira, 23 de setembro de 2010

Lei do ensino de música



Lei que Obriga ensino de música nas escolas.

             Agora é lei. Dentro de três anos, todas as escolas da educação básica brasileira terão que implantar o ensino de música para crianças e jovens.
A obrigatoriedade do ensino de música veio com a assinatura da lei nº 11.769 pelo presidente da República, Luiz Inácio da Silva, no último dia 18 de agosto.
Mas enquanto as instituições de educação lutam para estimular o ensino de música nas escolas brasileiras, no Piauí, uma instituição que atua há nove anos em escolas, bairros carentes e em 25 cidades do norte do estado permite que o sonho de muitas crianças e jovens em aprender música se torne realidade. É o trabalho desenvolvido pelo Projeto Música Para Todos.

Criado em 1999, o Projeto Música Para Todos surgiu em Teresina, para musicalizar crianças e jovens. Dentro do projeto, os jovens talentos aprendem a tocar instrumentos como violão, flauta doce, teclado, bateria, entre outros. Atualmente, o Projeto atende a mais de 3.000 crianças no interior do Piauí, e cerca de 1.500 crianças em escolas de bairros carentes de Teresina.
Aliás, para o coordenador financeiro do projeto, Lincon Sá, a recente aprovação de lei que obriga o ensino de música nas escolas de ensino básico é fundamental. “A música, além de ser um excelente instrumento de socialização para essas crianças que ainda estão em fase de desenvolvimento, ainda ajuda na concentração e disciplina desses alunos.
Conheço muitas mães de alunos do Projeto Música Para Todos que me disseram que depois que os filhos começaram a estudar musica, ficaram mais estudiosos”, afirma Lincon Sá.
“O ensino de música nas escolas vai ser essencial para formalizar a profissão de músico. Muitos pais encaram como falta de interesse e boemia dos filhos que querem fazer música. Agora, quem trabalha com música poderá ser um professor nas escolas, como qualquer outro. Ou seja, a profissão será mais respeitada e o mercado de trabalho para esses profissionais se expande”, empolga-se o coordenador do Projeto Música para Todos Luís Sá.
Fonte: Agência Câmara

Nenhum comentário:

Postar um comentário